As obras finalistas do PRÊMIO AGES LIVRO DO ANO 2026 são as seguintes:
NARRATIVA LONGA
- “Leopardo”, de Gabriela Leal (Editora Zouk);
- “Do teu fantasma vejo só coração”, de Thiago Souza de Souza (Companhia das Letras);
- “Frankito em chamas”, de Matheus Borges (Todavia Editora).
NARRATIVA CURTA
- “Lama Bruta”, de Carolina Panta (Editora Zouk);
- “O som que o Machado faz ao sair da cabeça”, de Gustavo Czkester (Editora Zouk);
- “Onde a bala tem nome”, de Jonathan Castelli (Urutau).
CRÔNICA
- “Cicatrizes da rua”, de Michelle Aparecida Marques dos Santos (Libretos);
- “(Des)amar – crônicas sobre o amor e o cuidar-se…”, de Leandro Selister (Bestiário);
- “Você está pronta”, de Geneviève Faé (Liddo Editora).
POESIA
- “Diário dos nossos dias”, de Guto Leite (Contratempo);
- “Noite devorada”, de Mar Becker (Círculo de Poemas/Fósforo);
- “Pequeno inventário das ausências”, de Marli Silveira (Bestiário).
NÃO-FICÇÃO
- “As crises do jornalismo: entre a notícia e o algoritmo”, de Fê Cris Vasconcellos (Editora Gog Ideias);
- “No tear da história: Maria Helena Lopes”, de Juliana Wolkemr (Libretos);
- “O exterminador do futuro: mídia, horror e política em Nick Land”, de Fabrício Silveira (Editora Zouk).
LITERATURA INFANTIL
- “Kamé e Kairu”, de Ana Fonseca (Editora Madrepérola);
- “Onça”, de Ana Thomas (Abacatte Editorial);
- “Tulipa”, de Paula Schiavon (Pequena Zahar).
LITERATURA JUVENIL
- “Bem de Boas”, de Ronald Augusto (Libretos);
- “O sobrevivente”, de Caio Riter (Pandabook);
- “Os meninos do Lago da Redenção”, de Gustavo Rodrigues (Boaventura Editora).
ESPECIAL
- “Caminho das águas”, de Raphaela Donaduce Flores e Eduardo Seidl (Libretos);
- “Outros Carnavais: escritas da Maturidade”, organização de Regina Freitas Silveira (Ed. Do Autor);
- “Porto Alegre – Arquitetura e Contexto Urbano (1772 – 2018)”, de Helton Estivallet Bello e Luiz Merino de Freitas Xavier. Fotografias de Ricardo Calovi (Libretos).
TRADUÇÃO
- “O almoço de domingo”, de Corinne Hoex e Gabriela Wezka Porto Alegre (Bestiário).
- “Inventário das estações, Poesia japonesa, de 1500 a 1775”, de Roberto Schmitt-Prym e Marli Silveira (Bestiário).
TEXTO DRAMÁTICO
Na categoria Dramaturgia, o júri decidiu, por unanimidade, indicar apenas “Tango para homens velhos”, de Altair Martins (Casa de Astérion), decisão que será ou não endossada pela votação dos sócios e sócias da AGES.
Agradecemos o trabalho das juradas e dos jurados, que, com competência e ética, avaliaram às obras inscritas no Prêmio AGES Livro do Ano 2026.
- POESIA e CRÔNICA – Vitor Diel, Marta Cortezão e Cristina Tonial.
- NARRATIVA LONGA e NARRATIVA CURTA – Rafael Glória, Regina Silveira e Luiz Maurício Azevedo.
- DRAMATURGIA e ESPECIAL – Luiz Gonzaga Lopes, Eva Potiguara e Juliane Vicente.
- TRADUÇÃO e NÃO-FICÇÃO – Márcia Tiburi, Natalia Borges Polesso e Lélia Almeida.
- LITERATURA INFANTIL e JUVENIL –Diógenes Buenos Aires, Ângela Hofmann e Betiele Santos de Jesus.
Como já se constituiu em uma tradição, a partir de 21/10, a AGES vai divulgar em suas redes sociais vídeos, gravados pelas autoras e autores cujas obras são finalistas da premiação. Seguimos, dessa forma, fortalecendo nosso compromisso em divulgar as escritoras e os escritores do Rio Grande do Sul, dando visibilidade às suas obras.
De 1° a 30 de novembro, os livros finalistas selecionados pelo júri especializado estarão à disposição das escritoras e escritores associados à AGES em uma sala on-line para votação, que será informada por e-mail às sócias e aos sócios.
A cerimônia de entrega do troféu do Prêmio AGES Livro do Ano 2026 vai ocorrer no dia 3 de dezembro, a partir das 18h, no auditório Barbosa Lessa no Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1233, Centro Histórico, Porto Alegre, RS).