Pular para o conteúdo
logo ages

Jorge Amaro lança livro em Maceió (AL)

  • por

O livro “Política da Pessoa com Deficiência no Brasil: percorrendo o labirinto” foi lançado recentemente na capital alagoana durante o XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi ocorrido no período de 13 a 15 de outubro de 2019.

O autor, além do lançamento, ministrou palestra sobre direitos da pessoa com deficiência e oficina para os autodefensores. Para ele “Espaços que o protagonismo é valorizado merecem nosso respeito e apoio. Ver os sujeitos tendo vez e voz reforça nossa ideia de cidadania e participação social”.

A obra busca refletir sobre os processos de formação da agenda da política da pessoa com deficiência no Brasil,  considerando diferentes aspectos como o protagonismo, a transversalidade das políticas públicas e sua evolução, o papel dos indicadores, as relações de embate e diálogo entre governo e sociedade civil e os processos formativos instituídos, até mesmo na busca pela legitimidade desses conceitos no cenário local e internacional.

O trabalho é resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e das experiências do autor em diversas áreas e em especial como servidor da Faders Acessibilidade e Inclusão.

No ato, a vice procuradora geral do Ministério Público do Trabalho (MPT) e presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), Maria Aparecida Gugel, lançou o livro “Diálogos Aprofundados sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”.

Jorge Amaro de Souza Borges é Doutor em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF), Especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas (UNICAMP) e Técnico Agrícola (ETA). Quilombola de Mostardas (RS) e com título de cidadão Viamonense, tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação, atuando nos temas da educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, inclusão social, educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Atualmente é  secretário de Meio Ambiente de Mostardas (RS).