Pular para o conteúdo
logo ages

Ivan Bittencourt Jr leva a “Literatura que faz Pensar” para a 39° Feira do Livro de Camaquã

  • por

O escritor guaibense, Ivan Bittencourt Jr retorna à Camaquã, para a 39° Feira do Livro, no próximo dia 04/10.

Com a palestra e bate-papo “A Literatura que faz pensar” às 14h para o público adolescente/jovem, o autor aprofundará um os temas de seus últimos livros, que estão fazendo sucesso nessa faixa etária, a duologia “Hey, Panda”. O primeiro livro foi lançado na Bienal do Livro de São Paulo e o segundo na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, após, ambos na Feira do Livro de Porto Alegre, e conta a história dos adolescentes Théo e Marina.

“a literatura que faz pensar é a literatura das primeiras décadas do século XXI, onde escritores e escritoras trazem ao público, principalmente infantojuvenil, livros com histórias aptas para a criação da tão necessária empatia em cada leitor, seja a de se colocar no lugar de um adolescente com câncer ou de uma criança diante de um campo de concentração na segunda guerra mundial, seja a de trazer a realidade chocante de uma jovem que tira a sua própria vida ou a de um que desafia a sociedade que desacredita sua fé.” Diz o autor.

Ivan agrega justamente ao debate com alunos, professores e comunidade, além dos seus próprios livros que são compostos de histórias com temas como bullying, introversão, bulimia e depressão, livros já consagrados como O menino do pijama listrado, Deus não está morto, Extraordinário, A Culpa é das estrelas, entre outros, colocando no centro da questão o “fazer pensar” que a literatura proporciona, pois ela não apenas nos conta a história, nos leva à lugares ou regiões do mundo e do futuro, mas também nos permite muitas das vezes “entrar” na vida de alguém que tem batalhas muito maiores do que poderíamos imaginar, e a partir daí pensar empaticamente quando nos relacionamos com o próximo.

Após o bate-papo, Ivan Bittencourt Jr ainda lança a segunda edição do seu livro “Pés Descalços” às 15h juntamente com o escritor Israel Terra, de Barra do Ribeiro com seu livro Cristianismo Hard.

Logo às 17h finaliza o dia com participação no Painel “Ser Escritor” juntamente com os escritores Roger Tavares e Terezinha Hann.