Pular para o conteúdo
logo ages

Fala da presidenta da AGES

  • por

No dia 10 de janeiro de 2023 no jantar de confraternização da nova diretoria.

Boa noite a todas e todos. 

É uma grande satisfação estarmos reunidos aqui em torno da nossa ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE ESCRITORES – a AGES.

Mais felizes estaríamos se não estivéssemos ainda sob o impacto dos acontecimentos deste domingo, em que a barbárie tomou conta do país, praticando atos inadmissíveis para uma democracia.

Mas não vamos deixar que estes acontecimentos ofusquem a nossa noite, carregada de otimismo e projetos que se somarão aos 41 anos de existência desta Instituição, que acumula um enorme patrimônio imaterial, e por isso im-possível de ser destruído.

Nossa associação nasceu em 1981, justo no momento ascendente da luta da sociedade brasileira pela redemocratização das instituições políticas.

Cada uma das diretorias anteriores foram somando realizações cujo resultado é o que temos hoje: uma Associação que orgulha a nós, escritores, editores, tradutores, revisores, produtores, contadores de histórias, bibliotecários, designers editorias, ilustradores, livreiros, bibliófilos, enfim, orgulha a todas as pessoas que direta ou indiretamente fazem parte da literatura, do livro e da leitura deste estado e país.

A AGES é uma Associação estadual, do nosso Rio Grande do Sul, mas uma associação que pode exercer um papel fundamental, fazendo pontes, além das cidades do interior, com todas as regiões brasileiras, com  nossos irmãos da América Latina e por que não, com os países de língua portuguesa.

Assim a literatura de qualidade, produzida aqui, estará presente em outras culturas numa troca salutar das diferenças.

Hoje mais que nunca é preciso lembrar que a AGES tem como objetivos: 

• preservar e defender o patrimônio cultural brasileiro

• promover e estimular as atividades culturais

• defender as liberdades democráticas

• ser contra qualquer tipo de preconceito

• conviver pacificamente, trocando ideias e respeitando os vários tipos de pensamentos.

• representar a literatura gaúcha onde for necessário.

Quando, na gestão passada, exercendo o cargo de Vice-presidenta cultural da AGES, fui instigada pelo meu querido presidente e amigo Alexandre Brito a me arrisca nesta empreitada que  se inicia, eu disse a ele que só aceitaria se conseguisse reunir uma equipe que somasse minha admiração, certeza de competência e o mais importante, que tivesse  disposição para um trabalho conjunto, baseado no respeito e na amizade, com o desprendimento necessário para ações voluntárias voltadas aos interesses de nossa classe.

E por felicidade, todas as componentes desta diretoria que foram convidadas disseram: SIM, estamos juntas.

Obrigada, querida Cátia Castilho Simon, vice-presidenta cultural da AGES, tenho certeza que tua experi-ência como escritora e tua expertise dentro da literatura, acrescentará muito à nossa gestão.

Obrigada, querida Manuela Lopes Dipp, vice-presidenta administrativa da AGES, tenho convicção que tua vivência como escritora e advogada, será um diferencial na nossa gestão.

Obrigada, querida Lilian Rocha, vice-presidenta social da AGES, tenho confiança que tua prática como escritora e defensora da valoriação da Negri-tude, será um marco na nossa gestão.

Obrigada, querida Maria Alice Bragança, diretora de comunicação da AGES. Tenho tranquilidade que a tua trajetória como escritora e jornalista, en-riquecerá muito à nossa gestão.

Obrigada, querida Jane Tutikian, diretora de integração universitária da AGES. Não tenho dúvidas que a tua história como escritora, docente e vice-reitora da UFRGS, somará valor à nossa gestão.

E aqui também os meus agradecimentos à escritora e cultivadora de flores, Neli Germano, que assumirá a diretoria de Interiorização da AGES, à escritora e criadora da RedeSina, Melina Guterres que assumira a diretoria de tecno-logia e inovação e à professora da UFRGS e ensaista Márcia Ivana Lima e Silva que se juntará à Jane Tutikian na Diretoria de integração universitária. 

Estas diretoras da AGES já estão trabalhando conosco informalmente e estarão oficialmente fazendo parte da diretoria depois de passados os 6 meses regulamentares, que exige o regimento interno para novos sócios.

Também é preciso agradecer à Comissão eleitoral que com experiência encaminhou os trabalhos impecavelmente. Obrigada Caio Riter, Cláucia de Souza e Joselma Noal.

E vamos contar com o conselho fiscal do biênio 23/24 composto pelos escritores Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza, Joselma Noal e Roberto Prym.

Sendo assim quero, para finalizar agradecer mais uma vez aos presentes neste tão especial encontro, e dizer que a companhia de vocês mostra o tamanho de nossa Associação. Pois a dimensão do lugar em que nos colocamos, está diretamente proporcional à importância que damos a ele.

E podem crer, nós desta diretoria, assumimos este compromisso, reconhe-cendo na AGES, seu importante e representativo lugar dentro da literatura do Rio Grande do Sul. 

A AGES não é neutra, ela tem um partido e continuará em sua defesa. O partido da AGES é o partido da Literatura, do livro e da leitura. 

Foto: Luis Ventura

Obrigada,

Liana Timm