Pular para o conteúdo
logo ages

Delalves Costa, patrono da 34ª Feira do Livro de Osório

  • por

O poeta Delalves Costa (13 de dezembro, 1981 – Osório, RS) é o Patrono da 34ª Feira do Livro de Osório, a se realizar de 25 a 30 de novembro, no Largo dos Estudantes. De acordo com o crítico Eduardo Jablonski, no estudo O Hermético na poesia de Delalves Costa (Class, 2018), é Delalves um dos expoentes da nova geração da literatura contemporânea sul-rio-grandense, destacando-se à margem dos holofotes da grande mídia. Não por acaso, o poeta é um dos 60 autores selecionados para o Projeto Autor Presente 2019, do Instituto Estadual do Livro do RS, e tem o livro “extemporâneo” (Coralina, 2019) habilitado para concorrer ao Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2019.

Após o convite ser oficializado na terça-feira (03, setembro) pelo prefeito Eduardo Abraão, em seu gabinete, o anúncio à comunidade foi feito na noite da quarta-feira (04, setembro), na Biblioteca Pública Fernandes Bastos, com a presença de representantes de entidades públicas e privadas da área cultural, de escritores, de estudantes da rede pública de ensino e da imprensa. Após apresentar a biografia de cada um, a bibliotecária Adriana Costa mediou o bate papo com os homenageados da noite, que, neste ano, além de Delalves Costa, integram a cúpula a professora e escritora Cristina Maria de Oliveira e a professora Estela silva, respectivamente, a Homenageada e a Xerife.

Delalves Costa possui nove livros publicados, um na área pedagógica e oito no gênero poesia, com publicação de poesias em diversas coletâneas e plataformas literárias impressas e digitais, no Brasil e em Portugal. Tem publicado ensaios nas revistas de circulação nacional Conhecimento Prático/Língua Portuguesa e Conhecimento Prático/Literatura e artigos de cunho científico em revistas e livros acadêmicos. No campo literário, é membro sócio-fundador da Academia dos Escritores do Litoral Norte (AELN/RS) e sócio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). É Mestre em Educação pela Uergs, Graduado em Letras Licenciatura Plena Português e Literatura Portuguesa pela Unicnec. Profissionalmente, atua como Professor de Português, Literatura e Metodologia de pesquisa na rede estadual de ensino. Palestrante nos campos do ensino e da literatura e pesquisador acerca da cultura loco-regional do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.