Pular para o conteúdo

ROSI CAPELARI

Publicações:
Livros Individuais, Participante de Antologias

Dados Biográficos:
Rosi Capelari nasceu em Soledade, filha de Ermelindo José Cappelari e de Eloi Terezinha Cappelari e é mãe de duas filhas:  Rafaela e Fernanda Capelari Brandão Marques.
Estudou nas escolas Maurício Cardoso, Instituto Nossa Senhora Medianeira e Ginásio Estadual São José. Cursou o ensino médio em Passo Fundo no Instituto Educacional – IE, de 1978 a 1980.
Mudou-se para Porto Alegre em 1981, onde foi funcionária da METROPLAN, nos anos de 1984 a 1994, atuando na área relativa à anuência prévia do parcelamento do solo na região metropolitana.
Em 1994, após a conclusão do curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obteve o primeiro lugar entre os formandos, foi chamada no concurso que prestou para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no qual trabalhou de 1994 a 2019.
No TRF4, foi Chefe de Gabinete e Assessora de desembargador, Assessora da Corregedoria-Geral na gestão 2003-2005 e Assessora-Chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal Regional Federal na gestão 2009-2011. Em fevereiro de 2016, ainda como servidora do TRF4,pediu remoção para exercício de função na Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal em Soledade – RS, onde permaneceu até a aposentadoria em 7 de janeiro de 2019.
É genealogista e pesquisadora da história de Soledade e da região, em especial, da relativa às mulheres.
Participou, como palestrante, no Curso de Formação Inicial na Carreira da Magistratura da 4ª Região (2011), conquistou prêmios literários, participou de inúmeras coletâneas e publicou os livros Avesso Imperfeito (poemas) em 2019 , e Pimentinha (ensaio sobre literatura e comida) em 2021, este último em parceria com Emiliano Ractz. Integra, como correspondente, o Instituto Histórico de Passo Fundo e as academias ALB-RS,  ALMURS, ASL, ALPAS21, entre outras. Foi eleita patrona da Feira do Livro de Soledade para o ano de 2025.

E-mail: rosicapelari@gmail.com