Pular para o conteúdo
logo ages

MARINA LIMA LEAL

Biografia

Professora, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Ciências Sociais, com especialização, em Ecologia Humana, pela UNISINOS. Participou e vem participando de inúmeros Congressos, Fóruns, Seminários e Cursos, especialmente na área da Educação.  

Participa ativamente de sua Entidade de Classe, o CPERS/Sindicato, tendo sido dirigente do 20º Núcleo, sediado em Canoas e representante da Entidade no Conselho Municipal de Educação de Canoas, Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência do Estado (IPE) e no Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Foi Secretária Municipal de Educação de Canoas nos anos de 1986 e 1987 e Coordenadora Regional de Educação da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) durante o período de 1999 a 2002.

É autora de diversos artigos e crônicas sobre temas relacionados à Educação, a Questão Ambiental, a Luta das Mulheres e do Magistério Estadual, publicados na imprensa de Canoas, em semanários da cidade de Tramandaí e no Jornal Ibiá, da cidade de Montenegro.

Possui quatro livros publicados e participação em cinco Coletâneas.

Vem participando de diversas Feiras do Livro nos municípios de Canoas, Esteio, Imbé, Nova Santa Rita, Porto Alegre e Tramandaí.

Foi patrona das Feiras do Livro dos bairros Fátima e Niterói, em Canoas e da Feira do Livro do município de Nova Santa Rita. Escritora homenageada, na IX Feira do Livro do município de Imbé.

Acadêmica Correspondente da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências (ALPAS 21), cadeira número 176.

E-mail: marinal16@yahoo.com.br