Pular para o conteúdo

Começam nesta terça-feira, 01/07, as inscrições para o Prêmio AGES Livro do Ano 2025

A partir desta terça-feira, 01/07, estão abertas as inscrições para o Prêmio AGES 2025. A premiação será conferida aos melhores livros publicados em 2024 em primeira edição, em suporte impresso, por autoras e autores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas até 1° de agosto.

São dez categorias de participação: narrativa longa (romance ou novela), narrativa curta (conto ou miniconto), poesia, literatura infantil, literatura juvenil, crônica, texto dramático, tradução, não ficção e especial. Não há limite de número de livros inscritos por autor ou autora.

Podem ser inscritos na categoria especial livros de história em quadrinhos, coletâneas (em que haja mais de um gênero), livros de viagem e outros, desde que contenham textos escritos. Livros que sejam apenas de imagens não terão suas inscrições homologadas.

Ao vencedor de cada uma das categorias será concedido o selo do Prêmio AGES e um troféu criado pela artista plástica Lília Manfroi. Ao livro que, independente de categoria, receber o maior número de votos das associadas e associados da AGES no item Livro do Ano, na consulta on-line promovida pela associação, será concedido o Prêmio AGES – Livro do Ano, selo e troféu.

Selecionadas por um júri de especialistas, as obras finalistas que vão concorrer ao Prêmio AGES Livro do Ano 2025 serão divulgadas em 25 de outubro de 2025.

Criado em 2002, o Prêmio AGES Livro do Ano tem como objetivo dar destaque e visibilidade à produção intelectual e literária de escritoras e escritores gaúchos, incentivando a leitura e a produção escrita, além de colaborar para uma efetiva divulgação das obras de autoras e autores rio-grandenses. O prêmio é concedido por escritoras e escritores para escritoras e escritores e se constitui em importante referência de qualidade e canal de valorização do trabalho realizado pelos criadoras e criadores literários sul-rio-grandenses.

As inscrições deverão ser realizadas no site da AGES, no seguinte endereço eletrônico: https://ages.org.br/premio2025/ . No ato da inscrição, o autor ou autora deverá anexar o PDF do livro – Capa + Miolo em um mesmo arquivo PDF – (sendo aceito apenas o formato PDF em arquivo único) para tornar a leitura dos livros possível ao júri, e todos e todas votantes.

A cerimônia de premiação vai ocorrer em 11 de dezembro na sede da ONG Cirandar (Rua Duque de Caxias, 1297, Centro Histórico, Porto Alegre, RS).

Acesse aqui o Edital completo e o formulário de inscrição