Pular para o conteúdo
logo ages

ATHOS BEUREN

Biografia

Athos Beuren foi o primeiro e mais jovem autor nacional de livros de aventuras interativas. Teve seu trabalho inaugural publicado aos 10 anos de idade, apoiado por Osvino Toillier, do Sinepe/RS, em uma trajetória que se iniciou na escola. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, o principal prêmio literário do Rio Grande do Sul, na categoria Autor Revelação em Literatura Infantojuvenil, e também o Troféu Vasco Prado de Literatura. Foi ainda patrono de diversas Feiras do Livro, participou da Jornada Nacional de Literatura e já conferiu centenas de palestras em todo o Brasil. Suas obras já foram prefaciadas por Moacyr Scliar e Maria Dinorah. Os livros de Athos Beuren são sucesso entre o público infantojuvenil e bem aceitos por pais e professores.

O escritor é formado em jornalismo e costuma apresentar aos alunos um trabalho que alia aprendizado e diversão. Os livros interativos são obras onde o leitor assume o papel do personagem principal da história, tornando-se parte dela como um protagonista ativo que decide suas próprias ações. Ele escolhe que caminhos seguir e quais desafios enfrentar! São livros que, através da imaginação, o inserem em um fantástico mundo de aventuras onde VOCÊ é o herói! As obras de Athos despertam o prazer de ler e escrever em estudantes de todas as idades, além de proporcionar a eles uma inovadora dinâmica extracurricular envolvendo o RPG (Role Playing Game) – ferramenta certificada pelo MEC para uso em sala de aula e um dos poucos jogos recomendados pela NASA como atividade recreativa em viagens de longa duração.

As atividades podem ser direcionadas para todos os públicos, pois, além de falar sobre seu trabalho e trajetória, Athos promove uma “criação colaborativa de histórias”. Nela, os participantes atuam como personagens de um conto, podendo agir e tomar decisões que influenciam no desenvolvimento e desfecho da narrativa. Nesta jornada, estimulamos o hábito da leitura, reforçamos o valor da literatura na educação e no desenvolvimento dos jovens, proporcionamos conhecimento, resgatamos valores éticos e morais, expandimos perspectivas de vida e futuro, encorajamos o pensamento crítico, promovemos o raciocínio lógico e despertamos potenciais latentes – tarefas que também os livros interativos cumprem com excelência, dado que são perfeitas ferramentas para se aprender brincando e levam até os leitores mais casuais a uma imersão no mundo das palavras.

O RPG pode ainda ser usado de forma pedagógica, como um catalisador, através do lúdico, transformando o aprendizado de todo tipo de matéria em uma experiência única e inesquecível! Por fim, a identificação com o escritor torna os sonhos da juventude palpáveis e a quebra de paradigmas inevitável, afinal, Athos publicou aos 10 anos um livro que nasceu em sala de aula, provando que qualquer idade pode ser palco de muitas realizações!

E-mail: athosbeuren@gmail.com