Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Encontro de Escritores

Por Abrão Aspis*

Na década de 80, a AGES realizou quatro “Encontros de Escritores” na cidade de Garibaldi, com imenso sucesso. Em cada um deles, cerca de 40 a 50 assistentes compareceram. De Porto Alegre, vieram uns 15 a 20 escritores. Participavam Assis Brasil, Valesca de Assis, Paulo Waimberg, Dilan Camargo, Donaldo Schüller, Patrícia Bins, Lya Luft, Charles Kiefer, Paulo Bentancur, Armindo Trevisan, Luis de MIranda, Luis Coronel, Tabajara Ruas, Suzana Gastal, e o Nelson Fachinelli, entre outros. Participaram também, convidado por Luiz Antonio de Assis Brasil, alguns alunos de sua oficina literária, entre eles, autores que, mais tarde, se consagraram como escritores, tais como Amílcar Bettega, Caio Riter e Vera Karam.

Os encontros constaram de palestras, painéis, bate-papos, e foram enriquecidos com jantares, coquetéis e passeios patrocinados pela Prefeitura Municipal de Garibaldi e por algumas vinícolas e/ou empresas da região. A população da cidade e a própria prefeitura, de certa forma, se rejubilaram com o evento. Infelizmente, a Prefeitura, após a eleição, se desinteressou e o encontro não foi continuado.

Em 1993, realizou-se um “Encontro de Escritores”, em Tramandaí no mês de dezembro, em período de baixa temporada. A Prefeitura deu acomodação e alimentação para os palestrantes, além de locais para conferências. E foi conseguido patrocínio pequeno de uma editora de Porto Alegre, utilizado para despesas diversas. Foi um evento muito produtivo e agradável. Um passeio de lancha, da Petrobras, mar afora, foi proporcionado aos participantes. Palestraram Jaime Copstein, Paulo Ledur, Luís Augusto Fischer, Sampaulo, Arnaldo Campos, José Eduardo Degrazia, Valesca de Assis, Luiz Antonio Assis Brasil. Este fez a palestra “A arquitetura do romance”. A imprensa local e a da Capital deram boa cobertura ao evento.

Em 1994, O Sport Club Internacional realizou o “Festival de Literatura do SC Internacional” (na realidade um Encontro de Escritores) com duração de três dias e que aconteceu no Salão Nobre do clube, no bairro Menino Deus. Durante este período, de sexta-feira a domingo, foram realizadas muitas palestras e painéis. Foram palestrantes autores como Alcy Cheuiche, Taylor Diniz, Fernando Neubart, Patrícia Bins, Nelson Fachinelli, Sérgio Napp. Cerca de 40 pessoas assistiram o evento.

Em 2007, foi a vez da cidade de Caxias do Sul sediar o encontro da AGES. Além das mesas de debates, também foram organizados fóruns privilegiados, tendo por foco os diferentes interesses dos escritores. Tais fóruns foram momentos de trocas e de partilhas, tendo como tema, por exemplo, a literatura infantojuvenil. Ocorreram, também, além de um jantar de confraternização, oficinas literárias, das quais os escritores participantes podiam participar. O evento contou com vários escritores, tais como Maria Carpi, Carlos Urbim, Marcelo Spalding, Luis Paulo Faccioli, Oscar Bessi, Marô Barbieri, Caio Riter, Cintia Moscovich, Maria do Carmo Campos, Fabrício Carpinejar, Léia Cassol, Valesca de Assis, Luiz Antonio de Assis Brasil, Liberato Vieira da Cunha.

Em 2008, a Academia Gravatalense de Letras – AGL – promoveu um encontro similar em Gravatal SC.(a 350 km de PoA). Era para ser em parceria com a AGES, mas por algum problema a parceria não aconteceu. A dotação para os desembolsos foi de apenas R$ 2.500,00. A prefeitura de Gravatal forneceu estadia e alimentação para os cinco participantes. Deram palestras Airton Ortiz, Gilberto Walace, Teniza Spinelli, Alcyr Nicolau, e escritores da região. Foi um evento de muita repercussão na cidade, porém poucos escritores de PoA compareceram. Houve pouca divulgação no RS e a distância afastou muitos dos interessados.

Em 2010 e 2011, os Encontros de Escritores ocorreram em Porto Alegre. O primeiro teve os eventos sediados no prédio da Aliança Francesa, com várias mesas que tinham o objetivo de discutir as relações de leitura e escrita, assim como os caminhos de edição. Dentre os palestrantes estavam Marô Barbieri, Airton Ortiz, Lu Thomé, Marcelo Spalding e Valesca de Assis. Em 2011, as atividades ocorreram no auditório da Livraria Cultura, com mesas sobre escrita e novas mídias, tendo como debatedores Cláudia Laitano, Sergio Napp, Caio Riter, Diana Corso e Rafael Ban Jacobsen, entre outros.

* escritor, sócio da AGES.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores