Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Valesca de Assis será patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Escritora é sócia da Associação Gaúcha de Escritores (ABES) e já havia concorrido à indicação em 2015.

A escritora Valesca de Assis será a patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, a ser realizada de 1° a 19 de novembro.O anúncio foi feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), nesta quarta-feira (11/10) pela manhã, em cerimônia realizada na Sala Larisa do Master Express Grande Hotel, no Centro Histórico de Porto Alegre. Valesca foi escolhida como patrona em uma eleição da qual também participaram os escritores André Neves, Caio Riter, Celso Gutfreind - todos eles também associados da AGES - e Luís Dill.

O evento teve a presença da escritora Cintia Moscovich, patrona Feira do Livro de 2016 e associada da AGES, e do escritores Luiz Antonio de Assis Brasil e Dilan Camargo, sócio-fundandores da AGES e ex-patronos da Feira, além de pessoal da imprensa, autoridades, convidados e patrocinadores da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O presidente da AGES, escritor Christian David, representou a entidade no ato.

A primeira etapa do processo de escolha do patrono ou patrona se estendeu de 30 de agosto a 3 de setembro. Cada uma das empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro (editoras, livrarias e distribuidoras de livros), além de patronos de Feiras anteriores e ex-presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), indicou cinco autores para que concorressem ao título de patrono da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os cinco escritores mais votados, então, foram indicados como patronáveis e integraram a segunda etapa da votação. Nesta segunda fase, participaram as empresas associadas e diretoria da CRL, ex-patronos e representantes da comunidade cultural (reitores de universidades, diretores de faculdades e titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro, todas sediadas no Rio Grande do Sul), cabendo a apuração dos votos à CRL.

Podem concorrer a patrono ou à patrona autores ou autoras com obra de qualquer gênero (não exclusivamente literário), gaúchos ou radicados no Estado há mais de cinco anos. São considerados, ainda, os seguintes critérios: qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade em geral; serviços prestados ao livro produzido no Rio Grande do Sul.

Trajetória

Valesca de Assis nasceu em Santa Cruz do Sul/RS, em 1945. Cursou a Faculdade de Filosofia da UFRGS. É professora de História especializada em Ciências da Educação e ministrante de oficinas de escrita criativa. Estreou como escritora em 1990, com a publicação de “A Valsa da Medusa”. “Harmonia das Esferas” foi vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, em 2000; indicado para o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Romance, em 2001. Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, categoria Crônica, em 2003, por “Todos os Meses”. Foi também finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2009, categoria Infanto-juvenil, por “Vão Pensar que Estamos Fugindo” e Prêmio AGEs Livro do ano em 2017 pelo romance “A Ponta do Silêncio”. Indicada como patronável em 2015.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores