Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Debate sobre poesia na escola encerra ciclo de palestras da AGES

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

"Poesia: desafios e propostas no âmbito escolar" foi o tema da palestra que encerrou, na última quinta-feira (17/8) à noite, o ciclo de debates sobre literatura infantojuvenil promovido pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES). Realizado na Sala LiLi Inventa o Mundo, que integra a Biblioteca Lucilia Minssen da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, o encontro teve como palestrante o escritor Marion Cruz e a escritora Gláucia de Souza, que conversaram com os participantes sobre como surgiu o gosto pela poesia em suas vidas e relataram dinâmicas que fazem com seus alunos e em feiras do livro, relacionadas com o assunto.

Durante os debates, a professora Fidélia Stoffels Manfrin, que leciona no 3º ano do Colégio Província de São Pedro, fez um relato sobre sua prática trabalhando com a poesia em sala de aula. A professora citou, como exemplo, a dinâmica envolvendo o livro "A Caligrafia de Dona Sofia", de André Neves, que mobilizou toda a escola com declamações de poemas e intervenções com todos alunos e funcionários.

Ao final do evento foi realizado um sarau em que os presentes leram poemas de autoria dos alunos da professor Fidélia e de outros autores selecionados pelos palestrantes. A vice-presidenta de Cultura da entidade, escritora Milene Barazzetti, agradeceu a participação de todos os presentes e a doação de um livro infantil que cada um dos 33 inscritos no ciclo fez para a Biblioteca Lucília Minssen. Milene também destacou a importância da reflexão acerca dos vários aspectos da literatura infantojuvenil e divulgou os eventos que a AGES deverá promover durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

O  ciclo teve o objetivo de discutir questões pertinentes à produção da obra infantil e/ou juvenil e seu papel na formação do pequeno e jovem leitor. Na palestra que abriu o ciclo, na noite do dia 6 de junho, a diretora de Literatura Infantojuvenil da AGES, escritora Jacira Fagundes, debateu o tema "A obra infantojuvenil e seu dimensionamento no âmbito escolar".

No dia 4 de julho, o tema do debate foi "O escritor de literatura infantojuvenil e a narração de histórias", quando as escritoras Milene Barazzetti Machado e Leila Pereira abordaram alguns referenciais teóricos da narração de histórias e da mediação de leitura, bem como o papel do escritor e do contador de histórias na promoção da leitura.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores