Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Diretorias da AGES emitem Manifesto contra golpe à democracia brasileira

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Em 1981, um grupo de autores gaúchos criou a Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) para, conforme prevê seu estatuto, participar do desenvolvimento e progresso cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil, defender os direitos fundamentais do escritor e zelar por seus interesses. O texto destaca ainda, entre outros objetivos, a defesa das liberdades democráticas, da livre manifestação do pensamento em todas as suas formas, da liberdade de cátedra, reunião e associação. Assim, não podemos, enquanto corpo associativo de escritores, justo quando a História nos pede, ignorar este objetivo primeiro de luta pela democracia. E, independentemente de questões político-partidárias, há muitos motivos para temer um novo golpe de Estado, ou uma nova realidade de cerceamento das liberdades, e para tanto basta ler e ouvir os discursos inflamados de intolerância de uns e outros, em cenário muito semelhante ao de antes de 1961 ou 1964, até mesmo nalguns ensaios de imprensa.

Nosso partido é a literatura, a inclusão, a liberdade, a democracia. Temos compromissos com os escritores e leitores gaúchos, com o livro, a literatura, com as políticas públicas voltadas à inclusão. Não aceitamos qualquer possibilidade de golpe ou retorno a práticas ditatoriais de um período de breu, ainda ontem vivido em nossa História, em que foram tolhidos os direitos da sociedade criar e se manifestar com liberdade. Assim, nos posicionamos em sintonia com o Manifesto em Defesa das Instituições Democráticas (http://www.naovaitergolpe.com/mais-de-480-personalidades-assinam-manifesto-contra-golpe), criticando as manobras políticas realizadas na tentativa de destituir a presidenta Dilma Rousseff.


Diretoria da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) - Gestão 2014/15 - 2016/17

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores