Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Simpósio homenageia e analisa obra de Moacyr Scliar

Ana Mello

A 52ª Semana de Porto Alegre homenageará o escritor Moacyr Scliar com um simpósio sobre sua obra no Teatro Renascença que se inicia nesta segunda-feira, 21, e prossegue até quarta, 23. Especialistas renomados, como os professores de literatura Flávio Loureiro Chaves, Maria da Glória Bordini, Luís Augusto Fischer e Sergius Gonzaga, além do psicanalista Abrão Slavutzky, debaterão livros, contos, influências e o legado literário deste gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras.

A atriz Mirna Spritzer completa o evento com leitura de contos. Trata-se de um dos maiores encontros já dedicado à obra de Scliar na Capital, onde se consagrou como um dos mais reconhecidos e admirados escritores do país.

Moacyr Jaime Scliar nasceu no bairro Bom Fim em 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Cresceu, viveu e construiu sua carreira de médico e escritor em Porto Alegre. Aqui casou-se com Judith e aqui nasceu Beto, o filho do casal.

A vocação para a medicina foi direcionada para a saúde pública como médico sanitarista. A de escritor produziu uma extensa e consagrada obra, reunindo mais de 70 romances, crônicas, contos, literatura infanto-juvenil e ensaios. Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e TV. É um dos escritores mais traduzidos no exterior, com obras publicadas na Inglaterra, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda, Espanha, Portugal, Rússia, entre outros países. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Scliar morreu no dia 27 de fevereiro, aos 73 anos. Estava nternado desde 11 de janeiro para uma cirurgia de extração de tumores no intestino e sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico no dia 16 de janeiro, quando foi encaminhado à unidade intensiva.

Ao denominar de Moacyr Scliar a 52ª Semana de Porto Alegre, a prefeitura associa-se ao reconhecimento de toda a comunidade a uma personalidade que expressou na sua vida e na sua obra o amor pela cidade.

Programação Homenageando Moacyr Scliar – Teatro Renascença

Segunda-feira – 21/3, às 18h30
A Obra, com Flávio Loureiro Chaves

Terça-feira – 22/03, às 18h30
Contos, com Maria da Glória Bordini e Sergius Gonzaga
Leitura de contos, com Mirna Spritzer

Quarta-feira – 23/3, às 8h
O legado literário, com Luís Augusto Fischer
Freud e o Judaísmo, com Abrão Slavutzky

Informações: www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa

 


 

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores