Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Duplo Fantasia Heróica

Ana Mello

Devir lança livro de fantasia heróica em formato de bolso. Primeiro volume traz O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara, de Christopher Kastensmidt e A travessia, de Roberto de Sousa Causo.

A fantasia é o gênero literário que mais tem crescido no País, nos últimos dez anos. A editora Devir lança, em um mesmo livro, duas novelas repletas de aventura e seres fabulosos. Textos que, como os antigos bandeirantes, rompem o Tratado de Tordesilhas da literatura brasileira e abrem nosso território e cultura para a fantasia do tipo espada e feitiçaria — engendrada por escritores como Robert E. Howard (criador de Conan) e Fritz Leiber (criador da dupla Fafhrd e Gatuno) —, que combina aventura e criaturas sobrenaturais e fantásticas. O primeiro volume da coleção Duplo Fantasia Heróica traz O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara, de Christopher Kastensmidt e A travessia, de Roberto de Sousa Causo, duas novelas que, ao contrário da grande maioria dos lançamentos da área, são ambientadas no Brasil.

A coleção Duplo Fantasia Heróica será lançada pela Devir no dia 18 de janeiro de 2011 (terça-feira), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre. Na ocasião, o norte-americano Christopher Kastensmidt, que reside na cidade, fará sessão de autógrafos.

Em O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara, o escritor Christopher Kastensmidt apresenta os personagens Van Oost, um aventureiro e viajante holandês, e Oludara, um guerreiro ioruba tomado como escravo. Eles se encontram em Salvador durante o Brasil Colônia, dispostos a, com muita astúcia e coragem, formar uma dupla de herois como nunca se viu.

O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara, a primeira aventura da sua dupla de heróis, foi publicada na revista norte-americana Realms of Fantasy (uma das mais importantes do gênero) em abril de 2010, com o título The fortuitous meeting of Gerard van Oost and Oludara. Kastensmidt chama a sua série de A bandeira do elefante e da arara, ou The elephant and macaw banner. A segunda história da série, ainda inédita, tem o título de The parlous battle of Gerard and Oludara against the Capelobo. Para divulgar a série, o escritor criou um site, onde publica algumas histórias e notícias. O endereço é http://www.eamb.org/brasil/.

Christopher Kastensmidt nasceu nos Estados Unidos, mas vive no Brasil há mais de dez anos, residindo em Porto Alegre. Ainda adolescente, teve várias ocupações, antes de cursar a Rice University, em Houston, Texas. No Brasil, foi sócio da empresa Southlogic Studios, que mais tarde foi vendida para a Ubisoft Brazil, uma firma de videogames junto à qual Kastensmidt se tornou diretor criativo. Sua estreia literária ocorreu com a história Daddy's Little Boy, publicada na revista Deep Magic nº 41, de outubro de 2005. Também já publicou na Dinamarca, Escócia, Grécia, Polônia e República Checa.

A travessia, de Roberto de Sousa Causo, mostra em um Brasil pré-colombiano, a história do índio Tajarê e sua mulher, a sacerdotisa viking Sjala, que tentam voltar para casa, fugindo da ira das amazonas. Para isso, precisam chegar à outra margem do Grande Rio, enquanto a floresta é tomada por criaturas monstruosas. Roberto de Sousa Causo é autor dos romances A corrida do rinoceronte (2006) e Anjo de dor (2009), ambos pela Devir, e da novela Selva Brasil (2010). É também organizador das antologias Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (2008) e Rumo à Fantasia (2009), entre outras.
 

LANÇAMENTO DE O ENCONTRO FORTUITO DE GERARD VAN OOST E OLUDARA, com sessão de autógrafos de Christopher Kastensmidt.

Data e horário: 18 de janeiro de 2011 (terça-feira), a partir das 19h.

Local: Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, nº 80 - Porto Alegre - RS).

Preço: R$ 15,90 (exemplar) / Formato: 9 x 15 cm / 128 páginas

 

Fonte: Lu Thomé


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores