Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Clarice Lispector na Feira de POA

Ana Mello

A vida e a obra de Clarice Lispector estarão em destaque na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro. No último dia, o norte-americano Benjamin Moser, autor de Clarice, (Cosac Naify), participa do bate-papo “Biografias, diários, memórias e correspondências de Clarice Lispector”, que ocorrerá às 17h, no Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223 – Porto Alegre/RS). Após o evento, será realizada a leitura dramática “Momentos de Clarice”, com textos da autora interpretados por Eleonora Rizzo, Ida Celina e Vika Schabbach, com direção de Luciana Éboli.

Na mesma tarde, os leitores poderão acompanhar, ainda, a exibição do Documentário Clarice Lispector, com a última entrevista da escritora, concedida ao jornalista Junio Lerner (Programa Panorama, 1977).

Além dos eventos que ocorrerão na última tarde da Feira do Livro, outra atração, dedicada a professores, terá como tema a obra Clarice Lispector. Nos dias 9 e 10 de novembro, às 19h, uma experiência literária inédita será iluminada pela escritora, que inaugurou o existencialismo no universo da ficção brasileira. Em “Professores leem Clarice”, serão compartilhadas pelos participantes, no primeiro encontro, suas impressões sobre a leitura das obras O primeiro beijo, Felicidade clandestina e Via crucis. No segundo dia, as atenções serão voltadas ao romance Água Viva. Já estão abertas as inscrições para as atividades, que terão a coordenação da professora Zilá Mesquita.

Os eventos prestarão também sua homenagem à escritora, que completaria 90 anos em dezembro de 2010. Parte do ciclo “A Hora do Educador”, os encontros do “Professores leem Clarice - Leituras Compartilhadas” foram concebidos a partir do curso de extensão “Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura”, que a Câmara Rio-Grandense do Livro realizou em parceria com a UFRGS de março a julho deste ano, com a participação de representantes de 23 município gaúchos que já desenvolvem ou pretendem desenvolver iniciativas nesta área.

Programação dedicada à Clarice Lispector

Dia 9 de novembro, às 19h
Professores leem Clarice – Leituras Compartilhadas
Contos: O primeiro beijo, Felicidade clandestina, Via crucis

Dia 10 de novembro, às 19h
Professoress leem Clarice – Leituras Compartilhadas
Romance: Água Viva

Local: Recanto do Educador da Biblioteca do Cais (Armazém 1 do Cais do Porto)
Inscrições (gratuitas, com vagas limitadas): visitacaoescolar@camaradolivro.com.br e 51 3286-4517, com Fernanda.


Dia 15 de novembro, às 14h30
O quê: Documentário Clarice Lispector
Local: Tenda de Pasárgada


Dia 15 de novembro, às 17h
Benjamin Moser – Autor da biografia Clarice
Bate-papo: “Biografias, diários, memórias e correspondências de Clarice Lispector”
Local: Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Dia 15 de novembro, após o bate-papo
O quê: ”Momentos de Clarice", leitura dramática de textos da autora, com Eleonora Rizzo, Ida Celina e Vika Schabbach. Direção de Luciana Éboli
Local: Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

 

Fonte: Publishnews


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores