Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

A moça do pai

Ana Mello

SOBRE “A MOÇA DO PAI”, escreveu Léa Masina:

Contos surpreendentes marcam a estreia de Vera Cardoni na ficção. Conto após conto, a autora nos envolve pelo modo como articula, no texto, uma compreensão profunda do ser humano, principalmente da sutileza de sentimentos que nunca são o que aparentam de imediato. Contribui para isso o modo como a escritora deixa ler as inquietações das personagens, sobretudo da narradora, quase sempre mulher que aprende e constata, na dura realidade da vida, que os sentimentos são fragmentários e transitórios e que o amor, notadamente, é uma construção complexa, para a qual convergem inúmeras formas de perceber o mundo e de sentir a presença do outro.

É bem possível que o exercício profissional de Vera Cardoni, como psicóloga clínica, lhe tenha proporcionado a reflexão necessária para adentrar-se na constituição psíquica de suas personagens. Desconfio, no entanto, que a natureza enigmática das pessoas reais, sua intensa capacidade de surpreender, sejam a fonte que permite a Vera construir personagens tão intensas no pequeno espaço do conto curto. Ao lê-los, não se pode permanecer impassível: o leitor se comove, se identifica, sofre, lamenta e adere emocionalmente ao clima absurdo da vida, em que a morte – muito presente – pode ser sofrimento ou salvação. A mobilidade, ou melhor, a agilidade com que se deslocam os das personagens lembram um caleidoscópio a girar incessantemente, buscando o ângulo esteticamente favorável. Não no sentido de o mais belo, mas como o modo de dizer que mostra o fundamental das coisas, aquilo que realmente existe e que as pessoas esquecem porque lembrar às vezes é insuportável.

Os contos de Vera Cardoni falam de limites, ou de suas ausências, quando os sentimentos humanos se sobrepõem à razão e à lógica e passam a comandar a própria narrativa.
 

 

Fonte: Luiz Paulo Faccioli


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores