Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

40 – contos de oficina

Ana Mello

Em 2010, a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ministrada pelo escritor e Doutor em Letras Luiz Antonio de Assis Brasil, comemora 25 anos de atuação ininterrupta e lança o livro 40, que reúne a produção de nove jovens autores, oriundos de sua 40ª turma. Editada pela Libretos, a obra tem organização do professor Assis Brasil.

A publicação traz quatro contos de cada aluno, de um grupo formado por profissionais de áreas distintas, como Camila Doval, Carolina Albuquerque, Enéias Tavares, Karina Cardoso e Luciane Wagner Raupp (Letras); Cláudio Mércio, Fabrizio Rosa e James Schaefer (Jornalismo) e Camila Gonzatto (Cinema). Todos já revelam estilos marcantes e proeminente competência textual.

Criada em 1985, a Oficina funciona no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, sendo a mais antiga em atividade no Brasil. Por ela já passaram mais de 800 alunos, dentre os quais nomes que hoje destacam-se no panorama da Literatura nacional: Letícia Wierschowski, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Michel Laub, Marcelo Spalding, Walmor Santos, entre outros. Segundo o professor, é possível constatar a sólida trajetória de vários egressos do curso. “Claro, não foi a Oficina que os fez; foi seu talento - mas se pensarmos com Maiakóvski, que apenas a técnica liberta o talento, podemos concordar que, de alguma forma, algo restou das 30 semanas do curso”, afirma Assis Brasil.

Com duração de dois semestres, as aulas proporcionam um espaço para a discussão de questões de elaboração do texto narrativo, como: perspectivas do narrador, linguagem e a criação da personagem. Nos encontros os alunos têm a possibilidade de compartilhar os textos escritos com os colegas; ademais, nessas leituras, há o retorno sobre as ideias e a forma de escrita de cada um dos participantes. Em 2005, a Oficina recebeu o prêmio "Fato Literário", quando completou 20 anos de existência.

O lançamento acontece no dia 11 de setembro, sábado, às 17h, na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping . Além do chazinho, vai rolar um bate-papo entre o profº Assis Brasil e os autores do livro. Logo após, haverá sessão de autógrafos.


40 – contos de oficina

Org. Luiz Antonio de Assis Brasil

Libretos, 2010

128 páginas

Preço – R$ 23,00

Formato – 12,5cm x 17cm

ISBN – 978-85-88412-38-5

Serviço:

Chá dos 25 – Lançamento do livro 40, antologia de contos dos alunos da Oficina de Criação Literária da PUCRS, que está comerando 25 anos

Dia 11 de setembro (sábado), às 17h

Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping



 

 

Fonte: Simone Lersch


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores