Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Morre o escritor Abrão Aspis

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Aspis está sendo velado no Cemitério União Israelita, em Porto Alegre, e o enterro ocorrerá às 17h30min.

Faleceu, nesta segunda-feira (31/12), o engenheiro e escritor gaúcho Abrão Aspis. O corpo de Aspis está sendo velado na capela do Cemitério União Israelita Porto Alegrense (Avenida Professor Oscar Pereira, 1175, bairro Azenha), na capital gaúcha, onde deverá ocorrer o sepultamento às 17h30min.

Integrante da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), Abrão Aspis havia completado 82 anos em setembro e estava em tratamento contra um câncer no pâncreas, descoberto em agosto deste ano. Viúvo de Marlene Kohler Aspis, Abrão deixa dois filhos - Marcelo e Daniela - e um neto, Paulo Elias. É autor de 12 livros e tradutor de outros oito.

Nascido no dia 24 de setembro de 1936, em Porto Alegre, no bairro Bom Fim, Abrão Aspis era filho dos imigrantes judeus poloneses Elias e Szendel Rosa Aspis. Formou-se em Engenharia Civil em 1962 e foi funcionário da Petrobras entre 1963 e 1994.

Torcedor do Sport Club Internacional, foi seu conselheiro por 16 anos e também presidente da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI), onde, além de gerenciar uma biblioteca com 50 mil títulos, criou e executou diversos projetos na área de Literatura, Registro Histórico, Música e Artes Plásticas.

Após sua aposentadoria, Aspis passou a compartilhar sua residência entre Porto Alegre (RS) e Gravatal (SC). Na cidade catarinense, fundou e foi o primeiro presidente da Academia Gravatalense de Letras (AGL), com atuação nas áreas literária, escolar e de artes plásticas. Foi também o primeiro presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) de Gravatal.

A Associação Gaúcha de Escritores (AGES), por meio de sua diretoria e seus associados, manifesta profundo pesar e consternação pelo falecimento deste querido amigo e associado da entidade, bem como presta solidariedade aos familiares e amigos de Abrão Aspis. A AGES também aproveita o ensejo para convidar seus associados e amigos para os atos fúnebres de despedida ao escritor.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores