Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Nota de Pesar pelo falecimento do escritor Humberto Gabbi Zanatta

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

A Associação Gaúcha de Escritores (AGES), por meio de sua diretoria e seus associados, vem a público manifestar profundo pesar e consternação pelo falecimento do escritor gaúcho Humberto Gabbi Zanatta, ocorrido nesta sexta-feira (28/12) na cidade de Santa Maria (RS). Neste momento de dor pela perda de uma pessoa tão querida e estimada pela comunidade gaúcha, a AGES presta sua solidariedade aos familiares e amigos de Zanatta.

Em novembro de 1981, Humberto Zanatta participou do grupo de escritores gaúchos que fundou a AGES. Ele também era patrono da cadeira número 06 da Academia Santa-Mariense de Letras e integrante da Estância da Poesia Crioula.

Natural de Taquaruçu do Sul, Humberto Zanatta teve destacada trajetória intelectual, artística e política, tornando-se uma referência na cultura gaúcha. Na cidade de Santa Maria, onde morava desde a infância e fez sua formação escolar e universitária.  foi vereador (1989-1992), secretário municipal de Cultura (2004-2008), patrono da Feira do Livro (2009) e da Feira do Livro Infantil (2003). Na Universidade Federal de Santa Maria, fez sua formação como advogado e jornalista e lecionou no curso de Ciências Sociais.

Também foi patrono de Feiras do Livro em cidades como Cacequi, São Sepé e Júlio de Castilhos. Como escritor, teve dezenas de livros publicados, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil. Compositor-letrista nativista, é autor de uma centena de músicas, muitas premiadas e populares, destacando-se, "Tropa de Osso", "Não Podemo S'Entregá Pros Home", "América Latina", "Cria Enjeitada", "Minuano", "Léguas de Solidão" e "Lições da Terra".

Nesta sexta-feira, 28 de dezembro, Zanatta faleceu no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, aos 70 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Neste momento de luto, a AGES, em nome dos escritores gaúchos, presta sua homenagem à memória deste seu eminente sócio-fundador pela importante contribuição que soube dar à literatura e à cultura gaúcha.

Porto Alegre, 29 de dezembro de 2018

Christian David
Presidente da AGES
 

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores