Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

AGES elege nova diretoria para o biênio 2019-2020

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Em assembleia geral realizada neste sábado (15/12), no auditório da Livraria Paulinas, a Associação Gaúcha de Escritores (Ages) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2019-2020. O escritor Alexandre Brito é o novo presidente da entidade. A chapa, liderada por Brito e eleita por aclamação dos associados presentes à assembleia, também será integrada pelas seguintes escritoras (foto): Léla Mayer, vice-presidenta administrativa; Gláucia de Souza, vice-presidenta cultural; e Leila Pereira, vice-presidenta social.

Ao agradecer a confiança dos associados, Alexandre Brito garantiu que a sua gestão pretende levar adiante o trabalho que já vinha sendo realizado pelas últimas gestões da AGES. Ele destacou a importância das pautas ligadas à formação de leitores, as lutas por políticas públicas de incentivo ao livro e à leitura e observou que, além das questões que já vem sendo discutidas pela AGES, a próxima gestão terá outros temas a serem enfrentados a partir 2019, como a tentativa de aprovação do projeto Escola Sem Partido nas esferas federal, estaduais e municipais. "Esta proposta pode trazer a censura no espaço das escolas e das bibliotecas. E nossa entidade vai ter de se posicionar em relação a estes temas. Queremos colocar a AGES em lugar de destaque como entidade representativa dos escritores e presente nos debates importantes da área cultural."

Presidente da AGES no biênio 2017-2018, Christian David afirmou que a atual gestão procurou sempre representar os interesses dos escritores. "A AGES foi, muitas vezes, chamada para ser ouvida em pautas importantes da área cultural e, em especial, literária." Ele também destacou a importância crescente do Prêmio AGES, que se tornou, ao longo de suas 14 edições, o principal prêmio literário do Estado. Além do Prêmio AGES - Livro do Ano, a entidade também deu continuidade às seguintes realizações: Prêmio Parceiros da Escrita; seminário e painel para novos escritores na Feira do Livro de Porto Alegre; promoção de novos autores associados através de eventos que visem a dar destaque e oportunidade de apresentarem seus trabalhos; Projeto AGES vai à Feira, que visa oferecer mesas, oficinas, palestras e seminários para as diversas feiras do livro do estado, dando oportunidade a diversos associados participarem; e o tradicional Encontro de Escritores.

Vice-presidente administrativo da gestão que se encerra, Antônio Schimeneck disse que a AGES teve superávit financeiro, ao final dos dois anos da administração, e destacou como um dos principais desafios alcançados pela administração o aumento do número de associados, inclusive com o retorno de vários escritores que haviam se afastado da entidade. "Atualmente, a AGES tem 138 associados ativos e 20 sócios fundadores (isentos de pagamento de anuidade). O Prêmio AGES, em 2018, teve um número recorde de 130 inscrições."

Além de Chistian David e Antônio Schimeneck, a gestão 2017-2018 também foi integrada por Milene Barazzetti Machado (vice-presidente cultural); Marion Cruz (vice-presidente social); Jacira Fagundes (diretora de Literatura Infanto-Juvenil); e Carlos Scomazzon (diretor de Comunicação).

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores