Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

31ª Feira do Livro de Cachoeirinha será de 8 a 14 de outubro

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Com o tema "A Leitura cabe em qualquer lugar" o evento terá como patrona a artista Monika Papescu (foto).

A 31ª edição da Feira do Livro de Cachoeirinha será realizada no Parcão da Paz Ignacio Aloysio Herbert, no Parque da Matriz, de 8 a 14 de outubro. Com o tema "A Leitura cabe em qualquer lugar", o evento acontecerá em uma estrutura coberta, com palco para apresentações artísticas, um espaço para contação de histórias e outro para encontros com autores e oficinas, além de oito estandes de livreiros. "A Feira este ano quer mostrar à comunidade escolar e público em geral que a leitura pode ser acessível em todos os lugares, tanto nos meios tradicionais quanto nos virtuais", destaca o prefeito Miki Breier.

"O retorno da Feira para o Parcão também é uma forma de tornar o acesso à atividade mais facilitado, devido à localização mais central do parque", esclareceu a secretária municipal de Educação, Rosa Maria Lippert. Outra novidade desta edição é que o evento será gerido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

No dia 16 de agosto, haverá um encontro prévio do evento, que contará com a presença da patrona Monika Papescu. "A comissão decidiu homenagear uma mulher, tendo em vista que isto só havia ocorrido em três edições anteriores do evento, quando receberam o título de patrona as escritoras Jane Tutikian, Marô Barbieri e Ana Mello, respectivamente. No processo de seleção, todas as escolas de Ensino Fundamental do Município, assim como o Conselho Municipal de Política Cultural e a Faculdade Cesuca foram convidados a votar em uma autora de uma lista prévia, e Mônika foi a mais votada", contou Simone Medeiros, coordenadora da Biblioteca Solarium, da Secretaria Municipal de Educação, que integra a comissão organizadora da Feira.

A Patrona

A ilustradora Mônika Papescu é natural de São Paulo, mas mora no Rio Grande do Sul há 15 anos e já participou de diversas edições da Feira do Livro de Cachoeirinha, além de outras atividades culturais, como contação de histórias. "Minha expectativa quanto a Feira do Livro é difícil responder. É uma honra e uma responsabilidade imensa. Acho maravilhoso apresentar meu trabalho a todos. É uma área apaixonante e a cada lugar que vou, exponho meu trabalho, a forma como trabalho, como aprendi e continuo aprendendo, eu cresço mais ainda e percebo o interesse das pessoas pela ilustração. Adoro incentivar, dar dicas e mostrar caminhos e, mais ainda, trocar experiências e aprender", revelou ela.

Sobre o encontro no dia 16 de agosto, ela deixa um recado: "vou estar com educadores, bibliotecários, multiplicadores de leitura e interessados em ilustração. Espero que todos compareçam ao encontro pois será bem diferente do que estão acostumados. Gosto muito de surpreender! É como dar um presente a quem não está esperando. Que venham cheios de curiosidade, olhos, ouvidos, mentes e corações abertos", avisou.

Mônika é formada em Comunicação Visual e tem curso de ilustração no Chelsea College of Arts e Multi Media no Westminster Institute of Adult Education, e em cenografia, figurino e indumentárias. É proprietária da editora Papo Abissal e trabalho com diversas técnicas de ilustração, desde desenho, pinturas com vários materiais, utilização de materiais reciclados e reutilizados e alguns totalmente inusitados. "Meu barato é criar. Criei a exposição “Dos Traços às Cores” para apresentar ao público as artes originais dos trabalhos de ilustração. Para que saibam que ilustração é muito mais do que um “copy/paste”, é fruto de muito estudo, técnica, dedicação, pesquisa, parcerias, criatividade e horas e horas de prancheta", destaca. A exposição esteve no SESC Porto Alegre, Trensurb, Viveiro das Artes em Cachoeira do Sul e várias cidades do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cahoeirinha (RS)


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores